AGUIARFLORESTA - Associação Florestal e Ambiental de Vila Pouca de Aguiar
A Associação Aguiar Floresta – Associação Florestal e Ambiental de Vila Pouca de Aguiar, foi fundada em 7 de fevereiro de 2003 e a área de intervenção incide prioritariamente no concelho de Vila Pouca de Aguiar.
Missão, Visão e Valores
Promover a gestão sustentada dos espaços florestais, valorizando-os.
	Contribuir para o desenvolvimento do concelho, região.
Objetivos Gerais
	* Melhorar a produção florestal, incrementando a rentabilidade das propriedades dos associados.
	* Apoiar as iniciativas de âmbito Florestal e Ambiental quer a nível nacional e internacional.
	* Formular pareceres e recomendações relativamente a questões de política florestal e ambiental de caracter local, regional e nacional.
	* Incentivar a reflorestação de áreas ardidas e florestação de áreas agrícolas marginalizadas, bem como áreas ambientalmente degradadas.
	* Representar os seus associados junto da Administração Central, Regional e Local, das Instituições florestais nacionais e internacionais, bem como, de qualquer outra entidade de direito público ou privado.
	* Contactar e cooperar com Instituições locais, regionais e centrais, governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais, bem como com personalidades que se ocupam com a floresta e questões conexas.
	* Prestar aos associados apoio e informação técnica, formação profissional, assessoria económica e jurídica e outros serviços que valorizem as propriedades florestais e quem nelas atua.
	* Apoiar e fomentar, trabalhos de investigação, estudos de diagnóstico e ações de inovação, experimentação e avaliação no domínio florestal e seu uso múltiplo, como, cinegética, piscicultura, apicultura, etc.
	* Difundir os resultados da investigação tecnológica e científica adequada à floresta local e seu uso múltiplo, promovendo a sua relevância junto das pessoas e Instituições potencialmente interessadas e da opinião pública em geral.
	* Fomentar iniciativas tendentes à proteção e desenvolvimento da floresta e do ambiente e todas as demais compatíveis com os presentes Estatutos e legislação em vigor.
	* Fomentar a nível local o associativismo florestal.
	* Melhorar e incentivar o ordenamento cinegético.
	* Incentivar a gestão auto-sustentável da floresta e fazer promoção ambiental. Fazer a gestão da floresta e seu uso múltiplo na área do âmbito desta associação.
	* Constituir equipas especializadas de prestação de serviços à floresta nomeadamente na elaboração de projetos e operações de preparação de terrenos, plantação, condução dos povoamentos, defesa, corte, avaliação e colocação dos seus produtos.
	* Fazer promoção desportiva, recreativa e cultural.
 
                
             
  
      
