ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental
A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) sem fins lucrativos, fundada em junho de 1990, que tem como objectivo principal o desenvolvimento da Educação Ambiental no ensino formal e não formal.
Para levar a cabo este objectivo, várias estratégias/acções são levadas a efeito pelos membros da sua direcção e pelos seus sócios, nomeadamente:
- uma conferência anual para professores e outros técnicos interessados na Educação Ambiental;
- seminários e cursos de formação contínua de professores e de monitores de ambiente;
- redes de escolas, fomentando a cooperação nacional e internacional;
- desenvolvimento de recursos pedagógicos;
- organização de saídas de campo e programas de verão para crianças/jovens;
- cooperação com as autarquias;
- divulgação das suas actividades e da educação ambiental em revistas da especialidade e através de apresentação de comunicação e participação em conferências nacionais e internacionais;
- edição de boletim semestral.
Mais informações aqui
Docente em Mobilidade: Joaquim Ramos Pinto
ONGA: ASPEA
E-mail: joaquim.pinto@aspea.org
Licenciado em Educação do Ensino Básico pela Universidade de Aveiro; Diploma de Estudos Avançados obtido na Universidade de Santiago de Compostela no âmbito do Programa Interuniversitário de Doutoramento em Educação Ambiental, com frequência na etapa final da tese de doutoramento.
É presidente da Direção Nacional da ASPEA nos triénios 2013-2016 / 2016-2019 / 2019-2022, tendo participado nos corpos sociais da Associação Portuguesa de Educação Ambiental entre 1993 e 2006.
Professor em mobilidade ao abrigo do protocolo entre o Ministério da Educação e Ministério do Ambiente, na coordenação de projetos de Educação Ambiental articulados entre a ASPEA, a Agência Portuguesa do Ambiente e Direção-Geral da Educação.
Membro da Comissão de Educação e Comunicação da UICN e Membro da Sociedade Ibero-americana de Pedagogia Social. Foi investigador convidado do Centro de Estudos Africanos e é investigador colaborador no Grupo de investigación Pedagoxía Social e Educación Ambiental da Universidade de Santiago de Compostela.
Coordenou várias jornadas e conferências de Educação Ambiental de âmbito nacional, regional, europeu e no espaço da CPLP, tendo apresentado várias comunicações em congressos e seminários e publicados vários artigos em revistas e jornais no âmbito de projetos e de trabalhos de investigação que desenvolveu.
Foi-lhe atribuído o estatuto de formador pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua com o registo CCPFC/RFO-04705/97, nas área e domínios: C03 Concepção e Organização de Projectos Educativos; C05 Didáticas Específicas (Ciências Naturais); C07 Inovação Educacional; C9I Educação Ambiental
Ministrou formação de professores, desde 1997, e formação de monitores de tempos livres e participou em várias comissões e grupos de trabalho no âmbito da Educação Ambiental, Participação Social, Ecoturismo e Diversidade Cultural.
Orientou estágios nas áreas da Educação Ambiental, Saúde Ambiental, Comunicação Ambiental, Turismo Ambiental e de Técnicos de Gestão Associativa. Tem vários artigos publicados no âmbito da Educação Ambiental e participação social.