Medidas

Formação da administração pública direta, indireta e autónoma

Incorporar a EA, de forma transversal e através de módulos específicos de cursos, nos programas de formação inicial e contínua dirigidos aos dirigentes superiores e intermédios e aos trabalhadores da administração pública.

Ações

  • Inserir módulo de políticas ambientais nos cursos de acesso e de direção na administração pública (ex. CAGP; FORGEP; CADAP), para dirigentes superiores e intermédios.
  • Criar oferta formativa específica em matéria de Ambiente no INA e outros centros de formação reconhecidos.
  • Promover ações de formação no domínio do Ambiente para os trabalhadores em regime de funções públicas.
  • Criar oferta formativa específica em matéria de Ambiente para os agentes de justiça.
  • Promover uma formação técnica aos diferentes ramos das Forças Armadas, no âmbito da sustentabilidade ambiental, segurança dos recursos e riscos ambientais.
  • Aprofundar a formação prestada às forças policiais e agentes de proteção civil, que pela sua proximidade às comunidades, deve incluir a componente de educação e sensibilização ambiental.
  • Promover a formação contínua específica em EA para docentes, incluindo a formação em metodologias e dinâmicas pedagógicas para o desenvolvimento de projetos EA.

Área de Governação

Áreas governativas da Presidência e da Modernização Administrativa, da Defesa, da Administração Interna, da Justiça, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Educação, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, da Economia, do Ambiente, da Agricultura e Desenvolvimento Rural e do Mar

Principais Promotores

Administração direta, administração indireta, administração autónoma e estabelecimentos de ensino, Associações, Fundações, Empresas de Serviços Ambientais

Calendário: 2017-2020
Investimento previsto: 1.400.000 €