Rede de Docentes em Mobilidade nas ONGA

SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves

A SPEA foi fundada a 25 de novembro de 1993.

 Começámos por ser uma pequena organização dedicada sobretudo à observação e estudo das aves, mas ao longo dos anos fomos crescendo e evoluindo. Somos hoje uma das maiores organizações não-governamentais de ambiente do país, com provas dadas de que é possível fazer a diferença.

Desde 1999 que somos o parceiro português da BirdLife International, uma rede internacional de organizações de ambiente que atua em mais de 100 países. A SPEA é reconhecida como entidade de utilidade pública desde 2012.

Mais Informações AQUI


Docente em Mobilidade: Ana Esteves

ana.esteves@spea.pt

Professora com Licenciatura em Ensino da Biologia e uma experiência de 27 anos como docente de Ciências Naturais e Biologia/Geologia. Possui um amplo conhecimento dos conteúdos programáticos/aprendizagens essenciais do ensino regular no 3º ciclo e secundário, tendo também experiência como docente de saúde infantil no curso profissional de Apoio à Infância e formação na área da Educação Ambiental e Diferenciação Pedagógica na vertente das ciências naturais/biologia.

Nas escolas onde lecionou esteve sempre envolvida em projetos de educação ambiental e sustentabilidade: programa Eco-Escolas; Clube do Ambiente ou Clube das Ciências; Clube de aquariofilia (Biomuseu). Estes foram abrangentes a toda a comunidade educativa (Plano Anual de Atividades da Escola) ou no âmbito mais restrito de algumas turmas (Plano de turma em Cidadania; Saber Ciência ou DAC).

Adquiriu também formação na área digital, vertente do utilizador, com recurso frequente às ferramentas Word, Powerpoint e Excel. Nos últimos anos letivos tem investido no desenvolvimento de capacidades no âmbito da utilização e criação de materiais para apoio ao ensino presencial e ensino à distância com recurso às TIC: Moodle; google Classroom; google Forms; Padlet; Nearpod; Quizizz e Kahoot. Com alunos cada vez mais tecnológicos é uma área que representa uma mais valia para o desenvolvimento de iniciativas de sensibilização/educação ambiental e sustentabilidade.

No ano letivo 2021/22 trabalhou como docente em mobilidade estatutária na SPEA, na organização e implementação de atividades no âmbito da Educação Ambiental. Estas incluem-se em diversos projetos de três departamentos desta ONGA: cidadania e educação ambiental; conservação terrestre e conservação marinha. Continuou a sua formação na área das tecnologias (Mentimeter e Canva) e fez formação em identificação de aves.

Educação Ambiental

FB