Rede de Docentes em Mobilidade nas ONGA

ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) sem fins lucrativos, fundada em junho de 1990, que tem como objectivo principal o desenvolvimento da Educação Ambiental no ensino formal e não formal.

Para levar a cabo este objectivo, várias estratégias/acções são levadas a efeito pelos membros da sua direcção e pelos seus sócios, nomeadamente:

  • uma conferência anual para professores e outros técnicos interessados na Educação Ambiental;
  • seminários e cursos de formação contínua de professores e de monitores de ambiente;
  • redes de escolas, fomentando a cooperação nacional e internacional;
  • desenvolvimento de recursos pedagógicos;
  • organização de saídas de campo e programas de verão para crianças/jovens;
  • cooperação com as autarquias;
  • divulgação das suas actividades e da educação ambiental em revistas da especialidade e através de apresentação de comunicação e participação em conferências nacionais e internacionais;
  • edição de boletim semestral. 

Mais informações aqui


Docente em Mobilidade: Joaquim Ramos Pinto

ONGA: ASPEA

E-mail: joaquim.pinto@aspea.org

Licenciado em Educação do Ensino Básico pela Universidade de Aveiro; Diploma de Estudos Avançados obtido na Universidade de Santiago de Compostela no âmbito do Programa Interuniversitário de Doutoramento em Educação Ambiental, com frequência na etapa final da tese de doutoramento.

É presidente da Direção Nacional da ASPEA nos triénios 2013-2016 / 2016-2019 / 2019-2022, tendo participado nos corpos sociais da Associação Portuguesa de Educação Ambiental entre 1993 e 2006.

Professor em mobilidade ao abrigo do protocolo entre o Ministério da Educação e Ministério do Ambiente, na coordenação de projetos de Educação Ambiental articulados entre a ASPEA, a Agência Portuguesa do Ambiente e Direção-Geral da Educação.

Membro da Comissão de Educação e Comunicação da UICN e Membro da Sociedade Ibero-americana de Pedagogia Social. Foi investigador convidado do Centro de Estudos Africanos e é investigador colaborador no Grupo de investigación Pedagoxía Social e Educación Ambiental da Universidade de Santiago de Compostela.

Coordenou várias jornadas e conferências de Educação Ambiental de âmbito nacional, regional, europeu e no espaço da CPLP, tendo apresentado várias comunicações em congressos e seminários e publicados vários artigos em revistas e jornais no âmbito de projetos e de trabalhos de investigação que desenvolveu.

Foi-lhe atribuído o estatuto de formador pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua com o registo CCPFC/RFO-04705/97, nas área e domínios: C03 Concepção e Organização de Projectos Educativos; C05 Didáticas Específicas (Ciências Naturais); C07 Inovação Educacional; C9I Educação Ambiental

Ministrou formação de professores, desde 1997, e formação de monitores de tempos livres e participou em várias comissões e grupos de trabalho no âmbito da Educação Ambiental, Participação Social, Ecoturismo e Diversidade Cultural.

Orientou estágios nas áreas da Educação Ambiental, Saúde Ambiental, Comunicação Ambiental, Turismo Ambiental e de Técnicos de Gestão Associativa. Tem vários artigos publicados no âmbito da Educação Ambiental e participação social.

 

FB