Associação Centro Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova


Tipologia da organização: 
Associação / agência ou fundação

O Centro Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova, é parte integrante da rede nacional de vinte Centros Ciência Viva distribuídos por todo o país e que surgem como um dos eixos de atuação da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (Ciência Viva), criada em 1996 para promover a cultura científica e tecnológica na sociedade portuguesa.
Os Centros Ciência Viva são espaços interativos de divulgação científica e tecnológica, que funcionam como plataformas de desenvolvimento regional - científico, cultural e económico - através da dinamização dos atores regionais mais ativos nestas áreas.
O Centro Ciência Viva de Proença-a-Nova abriu ao público em 21 de Julho de 2007 e até à presente data recebeu 150 202 visitantes.
O projeto do Centro Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova resultou de um desafio lançado pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica à Câmara Municipal de Proença-a-Nova, para a constituição de uma associação que permitisse a criação e gestão de um Centro Ciência Viva sobre a temática da Floresta. Para assegurar esta associação na criação de um espaço e dos respetivos conteúdos foi convidado o Instituto Pedro Nunes.
Situado na Zona do Pinhal Interior Sul, pertencente ao distrito de Castelo Branco, o tema do Centro não poderia ser outro senão o da "Floresta" dada a densidade florestal deste concelho, 80.7%, correspondente a uma área de 319,2 km2.
O elemento programático central deste Centro decorre da conceção da floresta como fonte de conhecimento, sublinhando a necessidade da atualização contínua do conhecimento científico para uma gestão eficaz do meio ambiente, bem como a sua valorização como um elemento central da cultura científica contemporânea.
Partindo da premissa que "sem ciência não há cultura", o Centro Ciência Viva da Floresta oferece aos cidadãos experiências e recursos para incorporarem a ciência na sua cultura e assim capacitá-los para compreenderem o mundo em que vivemos.
O Centro é privilegiadamente um local onde é possível tocar, experimentar, descobrir, imaginar, aprender, ...