Câmara Municipal de Lousada


Tipologia da organização: 
Administração Pública Local

O Município de Lousada tem como uma das suas prioridades estratégicas promover a modernização da organização, estrutura e funcionamento da administração municipal, criando condições para o acréscimo da eficiência na afectação dos recursos públicos e a melhoria qualitativa dos serviços prestados aos cidadãos

O concelho de Lousada localiza-se no noroeste de Portugal – unidade natural definida pelo predomínio dos caracteres atlânticos, na região geográfica do Minho, estando situado no seio do distrito do Porto.
Possui uma superfície de 94,89 km² de área, que se encontra subdividida em 25 freguesias. Tem como limites administrativos, a norte, o concelho de Vizela; a nordeste, Felgueiras; e a este, Amarante; a sudeste e sul Penafiel; a sudoeste, Paredes, a oeste, o concelho de Paços de Ferreira e, por último, a noroeste, Santo Tirso.
A matriz económica do concelho de Lousada encontra-se ainda fortemente marcada pela agricultura, embora o desenvolvimento de outros sectores económicos se comecem afirmar, nomeadamente o têxtil e, mais recentemente, a reorganização da produção vinícola.
A área onde se implanta o concelho lousadense, apesar da pretensa homogeneidade, apresenta-se profundamente marcada pela orogenia, o que permite individualizá-la do quadro Minhoto, interiormente, pelas características muito próprias do vale do Sousa, que lhe conferem uma certa unidade espacial.
No concernente aos recursos aquíferos, Lousada é um concelho beneficiado pela natureza. Abundantemente irrigado, o seu território é abrangido por duas grandes bacias hidrográficas. Na parte mais setentrional do concelho, com limite na serra dos Campelos, temos a bacia hidrográfica do rio Ave, de que são subsidiários o rio Porto e a ribeira de Sá, que nascem na citada serra; a restante área concelhia é ocupada pela bacia hidrográfica do Sousa, tendo como subsidiários um conjunto alargado de ribeiros e regatos. O rio Sousa nasce em Friande (Felgueiras) e é subsidiário do rio Douro, desaguando em Foz do Sousa, freguesia do concelho de Gondomar.
A situação litológica de Lousada caracteriza-se por uma cobertura quase total de rochas granitóides, que corresponde ao extenso cordão orientado NW-SE, que se estende do Minho às Beiras.
Do ponto de vista climático, o concelho implanta-se numa região de influência atlântica, para o qual muito contribuem os corredores naturais dos rios Sousa e Mezio, traduzindo-se deste modo num clima temperado marítimo húmido, a super húmido, de invernos e verões com variações climáticas de tipo fresco a moderado, com temperaturas médias anuais entre 10-12,5º.