ENEA
Eventos

Debate: Estuário do Tejo - Marés de Ciência e de Educação para a sustentabilidade

A Liga para a Proteção da Natureza (LPN) promove no dia 2 de Fevereiro a palestra Estuário do Tejo - Marés de Ciência e de Educação para a sustentabilidade, iniciativa que decorre no auditório do Centro de Interpretação do Monsanto, entre as 15:00 e as 18:00.

 


A palestra, enquadrada no Dia Mundial das Zonas Húmidas, efeméride que evoca a criação, em 1971, da Convenção de Ramsar - Convenção sobre as Zonas Húmidas,  insere-se também nos objetivos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental  (LINKAR PARA O SITE DA ENEA  https://enea.apambiente.pt/) , em especial do seu eixo temático – Valorizar o território e na implementação dos Objetivos do desenvolvimento Sustentável – (ODS) – 13 “Ação Climática”, 14 “ “Proteger a Vida Marinha” e 15 “Proteger a Vida terrestre”.

A ação  destina-se a técnicos de ambiente, professores dos diferentes níveis de ensino, Educadores de Infância, Educadores Ambientais, Estudantes; Técnicos de ONG e Autarquias, Jovens e Público em geral e  está acreditada na modalidade de curta duração para Educadores de Infância e Professores do ensino básico e secundário.

Inscrições gratuitas e obrigatórias para geral@lpn.pt ou 217780097, mencionando o nome completo e a Instituição a que pertence.
No caso de ser educador/professor do ensino básico e secundário indicar o grupo de recrutamento, escola e número do BI/CC.

PROGRAMA


14h30-15h00 Receção dos participantes
15h00 – 15h30 Painel de Abertura
Sessão de Boas-vindas/mesa de abertura
Eugénio Sequeira – Presidente da Direção da LPN
Francisco Teixeira - Diretor do Departamento de Comunicação e Cidadania Ambiental da Agência Portuguesa do Ambiente (APA)
Helena Gil - Direção Geral da Educação (DGE)
João Carlos Farinha – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)


Comunicações
Moderadora: Andreia Monteiro – professora Escola Secundária de Camarate/LPN.
15h30 – 16h00 Apresentação do filme “As Marés Selvagens do Tejo”.
16h00 – 16h20 Apresentação de Pedro Carvalho P&LC – Documentários de Natureza e Vida Selvagem - Produtor das séries “As Marés Selvagens do Tejo”.
16h20 – 16h40 – "Estuário do Tejo – passado, presente e futuro", José Lino Costa. Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

16H40 – 17H00 Coffee-Break/Intervalo

17h00-17h20 Ricardo Espírito Santo – Reserva Natural do Estuário do Tejo - ICNF
17h20 – 17h40 “Projeto AVenturate”, Marisa Gomes – Bióloga/Cláudia Miguel/APALV - Associação para Promoção da Aprendizagem ao Longo da Vida.

17h40 – 18h00 Debate