EA como Ferramenta para a Consolidação da Biodiversidade e dos Ecossistemas enquanto Ativos estratégicos do Território ‘GuadiLince - Educar para Conservar a Biodiversidade e os Ecossistemas no Território’

O foco deste projeto é a reintrodução do lince-ibérico (Lynx pardinus) no Vale do Guadiana como fenómeno dinamizador da conservação da biodiversidade e ecossistemas mediterrânicos, e da valorização do território.

O projeto teve três componentes dinamizados nos concelhos de Mértola e Serpa: Campanha de itinerância; Projeto Educativo com as Escolas; Intercâmbio com agentes do território.

As sessões da Campanha de itinerância contaram com: Exposição; Espaço Lúdico-pedagógio, Peça de Teatro; conversa informal com a população.

Para o Projeto Educativo com as Escolas foram desenvolvidos materiais educativos sobre os Linces do Vale do Guadiana para distintos níveis de ensino, desde o pré-escolar ao secundário, contando também com a peça de teatro “Aqui há Gato!”.

O Intercâmbio permitiu a diversos agentes da região a visita a uma zona onde a reintrodução desta espécie decorre desde 2009/2010 –  Guadalmellato, Córdoba (Andaluzia) durante a qual os participantes contactaram com pessoas de diferentes ramos de actividade, que já conhecem e interagem com o processo de reintrodução do lince-ibérico há quase uma década.

Memória descritiva: 

Informações adicionais:

Eixos temáticos: 
Valorizar o território
Orçamento: 
71.538 €
Aviso: 
Aviso 2017 - Apoiar uma nova cultura ambiental
% financiamento: 
95%
Regiões: 
Alentejo