EduMove-te - Educar para a mobilidade sustentável

Com o presente projeto pretendeu-se encorajar a adoção de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável pela utilização da bicicleta, formando e capacitando a comunidade para o uso da mesma de forma segura e responsável, criar rotinas para a sua utilização de forma regular e incentivar e promover as infraestruturas cicláveis do Município de Guimarães.


O projeto integra diversas ações associadas ao fomento da utilização da bicicleta, passando pela sensibilização dos estudantes do 2º ciclo-6º ano, professores e funcionários de escolas, público em geral, sem limite de idade, funcionários, do Município de Guimarães, para a utilização da bicicleta de forma segura e responsável, integrando, sempre que possível, a realização de percursos que simulem deslocações quotidianas, designadamente casa-trabalho e/ou casa-escola.

Realizaram-se ainda recintos de aprendizagem, Workshops em algumas freguesias, e vilas do concelho, bem como Ciclo Oficinas, passeios de bicicleta, constituindo espaços de partilha de experiências, aberto a toda a comunidade.

Por forma a promover a mobilidade ciclável na cidade de Guimarães, promoveu-se, a dinamização e a utilização gratuita de bicicletas, por parte do público em geral.
O Município de Guimarães procedeu, ainda, à aquisição de 20 bicicletas elétricas, para os funcionários da autarquia, visando a sua partilha, quer durante o horário de trabalho, no contexto da atividade profissional, quer na sua cedência para as deslocações pendulares casa-trabalho.

Memória descritiva: 

Informações adicionais:

Eixos temáticos: 
Descarbonizar a sociedade
Orçamento: 
78.900 €
Aviso: 
Aviso 2019 - Educar para a mobilidade sustentável
% financiamento: 
70%
Regiões: 
Norte