ENEA

ENEA2020 - 3 novos Avisos FA para apoiar projetos de Educação Ambiental

Foram publicados a 19 de março de 2019 no Diário da República, três avisos do Fundo Ambiental para financiamento de projetos de educação ambiental, no quadro da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 (ENEA2020). Estes avisos, Educarte: Educar para o Território, Re -Educa: Educar para uma economia circular e EduMove-te: Educar para a mobilidade sustentável, totalizam um investimento de 1 milhão e meio de euros (€500.000 cada), apoiando projetos até um máximo de 50 mil euros de cofinanciamento e destinam-se a projetos localizados em todo o território nacional.

As candidaturas devem ser submetidas através da página eletrónica do Fundo Ambiental onde figuram os avisos Educarte: Educar para o Território, Re -Educa: Educar para uma economia circular e EduMove-te: Educar para a mobilidade sustentável com a documentação aplicável e ligação para o formulário da candidatura.

A Estratégia Nacional de Educação Ambiental pretende estabelecer um compromisso colaborativo, estratégico e de coesão na construção da literacia ambiental em Portugal, através de uma cidadania inclusiva e visionária que conduza a uma mudança de paradigma civilizacional, traduzido em modelos de conduta sustentáveis em todas as dimensões da atividade humana. Foi aprovada, a 8 de junho, pela resolução do Conselho de Ministros n.º 100/2017, para o período 2017-2020 (ENEA 2020).


É nossa convicção que a ENEA 2020 será um instrumento essencial na promoção da política de Ambiente e de Educação e demais políticas nacionais. Constituirá, ainda, uma oportunidade para valorizar o reconhecido trabalho já desenvolvido por diversas entidades em EA, agregando novos atores e fomentando parcerias. Quando se discute o Planeta já não estamos a discutir apenas o das futuras gerações, mas sim o nosso próprio, como geração que já sabe, e sente, as consequências de um tempo de mudança climática e depleção de recursos. (…)

Prefácio ENEA 2020
Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação
João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Transição Energética