GEOTA | Relatório de Atividades 2021-22
“A educação ambiental para a sustentabilidade pretende incentivar os alunos e os restantes cidadãos e cidadãs a conhecer o que implica o conceito de sustentabilidade associado a uma responsabilidade intergeracional. Promove ainda a reflexão sobre causas de alterações climáticas, proteção da biodiversidade e proteção do território e da paisagem”.
A educação ambiental para a sustentabilidade (EAS), considerada um tipo de educação contínua, deve iniciar-se o mais cedo possível, de modo a criar hábitos saudáveis ambientais, no quotidiano, o que ajudará certamente a alcançar o desenvolvimento sustentável global, que tanto se pretende atingir.
A integração da educação para a cidadania ambiental na comunidade educativa, nas disciplinas existentes, torna a aprendizagem mais significativa, pois possibilita a aquisição de uma melhor visão dos conteúdos abordados, a partir de várias áreas do conhecimento promovendo-se, desta forma, a cooperação interdisciplinar, e a motivação dos alunos. Só através da educação se promovem as mudanças comportamentais, se sensibilizam os cidadãos, conduzindo-os a uma literacia ambiental que facilite um desenvolvimento sustentável e a Educação Cidadã.
Assim, é de todo pertinente a existência de organizações não governamentais ambientais (ONG) que procuram dar voz a quem não tem voz, ao “AMBIENTE”, como o GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente e, programas que incentivem a educação ambiental para a sustentabilidade, cidadania ativa e social. É fundamental que o ser humano se consciencialize que, ao destruir a Natureza está a destruir-se a si próprio.
A escola enfrenta atualmente novos desafios, decorrentes da aprovação de legislação inerente, como a o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a Estratégia de Educação para a Cidadania, a ENEC - Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e outros documentos como a ENEA 2020 - Estratégia Nacional para a Educação Ambiental, a ENCNB 2030 - Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade para 2030 e a ENF - Estratégia Nacional para as Florestas.