Maletas da Sustentabilidade

As Maletas da Sustentabilidade são um recurso pedagógico constituído por um conjunto de ferramentas (físicas e virtuais) que permitem trabalhar com crianças e jovens os temas chave necessários à transição para a sustentabilidade.

A ideia subjacente às maletas é a de preparar os seus utilizadores para uma viagem de transição entre o atual modelo de exploração dos recursos e o equilíbrio entre os diversos modos de atuação e interação com a natureza.

As maletas são dirigidas à população escolar (pré-escolar, primeiro, segundo e terceiro ciclos) e visam contribuir para a promoção da literacia energética e ambiental, abordando temáticas relacionados com o clima, a eficiência energética, a mobilidade sustentável, o consumo, a economia circular, o oceano e o património natural. Foram concebidas 3 maletas pedagógicas, com abordagem diferenciada aos vários níveis de ensino, sobre os seguintes temas: Pegada de Carbono; Desperdício Zero; e Arrábida Serra e Mar.

Os conteúdos disponibilizados encontram-se alinhados com os currículos dos vários graus de ensino e foram preparados para ser usados em ambiente de sala de aula, no exterior e em casa.

Memória descritiva: 

Informações adicionais:

Eixos temáticos: 
Descarbonizar a sociedade
Tornar a economia circular
Valorizar o território
Orçamento: 
45.283 €
Aviso: 
Aviso 2017 - Apoiar uma nova cultura ambiental
% financiamento: 
70%
Regiões: 
Lisboa e Vale do Tejo