Município de Arganil
O concelho de Arganil, com localização no Centro de Portugal, integra-se administrativamente no Distrito de Coimbra e do ponto de vista do ordenamento do território e faz parte dos catorze municípios que integram a sub-região do Pinhal Interior Norte (PIN), localizando-se na metade norte desta sub-região e, atualmente, faz parte da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra – CIMRC.
O concelho de Arganil com uma superfície de 332,13 Km2, estrutura-se, no sentido Norte-Sul, entre os rios Ceira e Alva, ambos integrados na bacia hidrográfica do Mondego e, no sentido Oeste-Este, entre a Ponte da Mucela e a Serra do Açor. Esta dispersão no espaço define a heterogeneidade da região do ponto de vista natural e humano, conduzindo à existência de duas “sub-regiões”: a correspondente ao vale do Alva, constituída por zonas de pequena e média altitude, não ultrapassando por regra os 400 metros; e a da Serra, situada a Oriente de uma linha traçada a partir de Góis, por Celavisa, Folques, Cerdeira a Anceriz, até Avô. No sentido Nordeste/Sudeste, o concelho de Arganil é dominado pelas Serras do Açor e da Lousã, que o atravessam situando-se a uma média de 516m.
Situado na província da Beira Litoral, tem como delimitações, a Norte, os concelhos de Penacova, Tábua e Oliveira do Hospital, a Sul, os concelhos de Góis e Pampilhosa da Serra, a Este, os concelhos de Seia e Covilhã, e a Oeste, o concelho de Vila Nova de Poiares.
Conta com 12.145 habitantes e uma densidade populacional de 36,5 hab./Km2. A sua população ativa é de 5.589 habitantes (Censos 2011) e, à semelhança da generalidade dos concelhos do interior do País, tem vindo a perder população apresentando um decréscimo de 10,8% no período de 2001/2011.