A ROCHA | Relatório de Atividades 2021-22
No ano letivo de 2021-2022 os projetos e atividades de A Rocha envolveram quase 2000 pessoas, de entre alunos, docentes e população em geral dos vários municípios do Algarve, para além de participantes estrangeiros, residentes ou em turismo. A concretização dos objetivos definidos no Projeto Educativo desta organização só foi possível devido à parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e ao protocolo de Cooperação Institucional entre o Ministério da Educação e do Ambiente que permitiu mais um ano de mobilidade da professora Paula Banza.
Esta parceria foi essencial para a implementação dos objetivos do Projeto Educativo (PE) de A Rocha, que cuja visão é a de “educar para conservar”. O PE de A Rocha teve como documento orientador a Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA), nomeadamente o Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (REAS).
Os objetivos e temas trabalhados nas atividades desenvolvidas pela A Rocha (Tabela 1) visam uma “cidadania plena e interveniente” (ENEA), em que se pretende informar e formar os cidadãos no desenvolvimento de um sentido crítico que lhes permita tomar decisões conscientes relativamente à sustentabilidade do nosso Planeta.
Procuramos promover um melhor relacionamento entre o indivíduo e o ambiente criando nos primeiros, um sentido de compromisso que incentive à mudança de comportamentos e promova a alteração de estilos de vida, preparando-os para “os novos desafios ambientais, já que todos somos agentes de Educação Ambiental” (ENEA).