ENEA

Seminário Nacional Eco-Escolas 2019

Realiza-se nos próximos dias 18,19 e 20 de Janeiro de 2019, no Centro de Congressos do Arade em Lagoa (Algarve), o Seminário Nacional Eco-Escolas 2019. A APA estará presente na Sessão de Abertura assim como na moderação de dois painéis.

O Seminário Nacional Eco-Escolas 2019, organizado em parceria com o município de Lagoa constitui um momento de atualização, co-aprendizagem e partilha entre profissionais na área da educação para a sustentabilidade.

Lagoa, Cidade Educadora, que atualmente possui já mais de 50% das suas escolas no Eco-Escolas, envolveu-se desde o primeiro minuto na organização deste Encontro, que possibilitará também um conhecimento mais aprofundado do concelho e do seu potencial e práticas em matéria de sustentabilidade.

O Eco-Escolas,  programa internacional reconhecido pela UNESCO como a maior rede de educação para a sustentabilidade do mundo [página 91 do relatório Final da DEDS] adotado atualmente em 67 países, que completa este ano 25 anos a nível internacional, constitui-se atualmente numa “ferramenta” para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030), enfatizando a sua vocação de educação para uma cidadania responsável.

O Seminário tem como objetivos

  • Reunir os professores coordenadores do Programa Eco-Escolas e os técnicos dos municípios envolvidos na educação ambiental, por forma a incentivar a comunicação, possibilitar uma partilha de objetivos comuns e a troca de experiências;
  • Divulgar novos projetos e iniciativas relativas ao Eco-Escolas 2018/2019;
  • Fornecer informação específica relacionada com o tema do ano:  floresta e o mar;
  • Fornecer informação científica e pedagógica relativamente a outros temas de trabalho: água, resíduos, energia, alterações climáticas, biodiversidade, geodiversidade, agricultura biológica, alimentação saudável e sustentável etc;
  • Debater estratégias referenciais e metodologias em Educação para o Desenvolvimento Sustentável;
  • Proporcionar a participação em ateliers de caráter prático conducentes a um enriquecimento de estratégias em educação ambiental;
  • Debater a metodologia e as estratégias do Programa Eco-Escolas;

Tem como público-alvo:

  • Professores coordenadores do Programa Eco-Escolas; outros professores;
  • Técnicos de municípios envolvidos no Programa Eco-Escolas;
  • Outros profissionais ligados à educação ambiental/para a sustentabilidade.

Os professores poderão optar por ter formação creditada devendo para isso realizar uma inscrição específica. A creditação da ação é feita pelo centro de Formação Orlando Ribeiro. Prevê-se a realização de  2 ações de formação podendo os participantes optar por uma delas:

Ação de formação de 25h- 1 crédito.
Ação de formação de 50h- 2 créditos.