SPB| Relatório de Atividades 2021-22
Todas as ações realizadas ou promovidas pela docente em mobilidade na SPBotânica, e que tiveram foco na divulgação e valorização da Biodiversidade, enquadram-se nos objetivos estratégicos da ENEA 2020 - Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 (APA, 2018) e no seu eixo temático: valorizar o território - valores naturais.
O Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (DGE, 2018), previsto na ENEA, salienta a importância das aprendizagens no tema Biodiversidade em todos os níveis de ensino.
As ações realizadas enquadram-se também nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas (2015, 2018), nomeadamente nos objetivos:
4. Educação de Qualidade, 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis, e 15. Proteger a Vida Terrestre.
Todo o trabalho realizado enquadra-se ainda na Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade para 2030 (ENCNB 2030) (Conselho de Ministros, 2018), nomeadamente nos eixos estratégicos “promover o reconhecimento do valor do património natural” e “fomentar a apropriação dos valores naturais e da biodiversidade”, e nos valores “conhecimento” e “participação e partilha”.
O trabalho desenvolvido envolveu a participação ativa dos alunos e integra-se ainda na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) (GTEC, 2017), nomeadamente, nos domínios “Desenvolvimento Sustentável” e “Educação Ambiental”, que são obrigatórios para todos os níveis e ciclos de escolaridade, por corresponderem a áreas fundamentais da formação dos cidadãos.
As ações desenvolvidas pela SPBotânica nas escolas, em parceria com diversas entidades, contribuíram para o desenvolvimento de aprendizagens essenciais e dos valores do Perfil do Aluno (DGE, 2017), em áreas de competências como: bem-estar, saúde e ambiente; saber científico, técnico e tecnológico; informação e comunicação; sensibilidade estética e artística; e desenvolvimento pessoal e autonomia. Sempre que possível, o trabalho foi realizado com a colaboração e a participação de docentes de diversas disciplinas, articulando também as ações realizadas com o trabalho da Educação Especial e de clubes escolares, como o Eco-Escolas.