SPEA| Relatório de Atividades 2021-22
Este relatório anual pretende apresentar o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo pela docente em mobilidade estatutária na SPEA (ONGA) através do protocolo existente entre o Ministério do Ambiente e o Ministério da Educação.
Esta mobilidade tem por base sobretudo a coordenação de projetos de educação ambiental junto das comunidades escolares, mas também passa por trabalho junto do público em geral na sensibilização de uma cidadania ativa e na preservação dos ecossistemas.
Todo o trabalho desenvolvido procurou aprofundar conhecimentos no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade e implementar os mesmos em projetos, já existentes na SPEA (Projetos LIFE) e outros que surgiram ao longo do ano letivo (Programa ERASMUS+).
Como produto final foi, principalmente, a aplicação de ações e formações junto das comunidades escolares. E elaboração de material pedagógico necessário à sua implementação.
A SPEA tem como missão trabalhar para o estudo e conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Faz parte de uma rede mundial de organizações de ambiente, a BirdLife International, que atua em 120 países e tem como objetivo a preservação da diversidade biológica através da conservação das aves, dos seus habitats e da promoção do uso sustentável dos recursos naturais.
A Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 (ENEA), visa a aquisição de uma cidadania consciente, plena e ativa por parte de diversos agentes sociais, com especial relevância para crianças e jovens do ensino básico e secundário como futuros cidadãos deste país/mundo.
O trabalho desenvolvido integrou-se nos eixos temáticos 5.1; 5.2 e 5.3. desenvolvendo de forma particular o envolvimento dos cidadãos no seu Km2 de ação (M4); a integração de matérias ambientais nos curricula académicos (M6); a valorização curricular da participação em ações de EA (M7); a formação da administração pública direta, indireta e autónoma (M8); a dinamização de programas e atividades de EA (M11) e a promoção do Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (M13).
As atividades implementadas ao longo do ano letivo, enquanto estratégias de ensino-aprendizagem, enquadraram-se especialmente num dos pilares essenciais da ENEA – “Valorizar o Território”.
A sua implementação pretendeu sensibilizar os alunos para a defesa dos valores patrimoniais naturais, a proteção e importância da floresta/ecossistemas, a dinâmica dos ecossistemas, o desenvolvimento de um sentido de pertença de identidade e de responsabilidade em relação ao território a que pertencem, tendo em vista um desenvolvimento sustentável.
Página Web:
Documento interno: