Enquadramento
A EA, enquanto processo, requere uma dinâmica de continuidade e de uma responsabilidade alargada. Por conseguinte torna-se indispensável que sejam assumidos compromissos nacionais persistentes aos diferentes níveis de atores.
Reconhecendo-se a necessidade de um acesso generalizado ao conhecimento científico, de um funcionamento em rede, de políticas públicas preventivas, apresentam-se de seguida um conjunto de medidas e ações envolvendo os diversos promotores de EA.
As medidas, enquadradas pelos objetivos estratégicos, Educação Ambiental + Transversal, Educação Ambiental + Aberta, Educação Ambiental + Participada, identificam ações, áreas de governação, principais promotores, calendário e investimento previsto do Fundo Ambiental e do POSEUR. Aos valores indicados acresce o investimento privado e outros fundos que se venham a identificar.
As iniciativas a desenvolver no quadro da ENEA 2020, devem prosseguir os Eixos Temáticos estabelecidos e estimular a colaboração entre promotores de EA, fomentando sinergias e otimizando recursos disponíveis.
- Envolvimento dos cidadãos no seu km2 de ação
- Valorização do voluntariado ambiental
- Integração das matérias ambientais nos currículos académicos
- Valorização curricular da participação em ações de EA
- Formação da Administração Pública direta, indireta e autónoma
- Formação do setor empresarial
- Promoção de campanhas de comunicação dirigidas aos cidadãos
- Dinamização de programas e atividades de EA
- Elaboração de Programas Municipais de EA
- Promoção do Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade
- Promoção do estatudo das ONGA