Lagoas e Charcas do rio Ave
O projeto Lagoas e Charcas do rio Ave convergiu ações estruturadas em três medidas que visaram:
- Capacitar a população,
- Agir e Proteger com ações teórico-práticas
- Promover e Organizar o futuro por via essencialmente de mobiliário interpretativo, para uma cultura cívica territorial que considere os valores naturais no centro da apropriação científica e pedagógica de forma participada, no que às características gerais da galeria ripícola, as suas funções e ameaças diz respeito.
Este panorama de ação deu gradualmente resposta a algumas fragilidades, nomeadamente a necessidade de incremento da consciência ambiental e a necessidade de proteção e entendimento comunitário desta zona húmida considerando como oportunidades a afetividade pela área demonstrada pela população residente.
Em suma, juntamente com a sociedade civil, materializamos uma consciência ambiental para um plano de ação mais duradouro, posicionando Guimarães e a UF de Arosa e Castelões na concretização dos indicadores de desenvolvimento sustentável.
No global a constituição de um percurso interpretativo auxiliado por estruturas mobiliárias informativas em conjunto com outras ações de valorização ambiental, enriquecem o projeto final.