Educação Ambiental + Sustentável: Promover o uso eficiente da água


Organização responsável: 

O Projeto consiste na disponibilização de equipamento de aproveitamento da água da chuva para abastecimento das instalações sanitárias, a 5 escolas EB1 do Município de Vila Nova de Gaia, e realizar ações formativas, relativas ao funcionamento do sistema nas mesmas. Pretende-se promover uma minimização do consumo de água potável e sensibilizar para a adoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis, e que são cruciais para a preservação e manutenção dos recursos hídricos.

Consiste ainda na implementação de bebedouros nas 5 escolas EB1 do Município de Vila Nova de Gaia, onde se vai implementar o Sistema de aproveitamento de água da chuva. A instalação de Bebedouros, tem o intuito de sensibilizar para a urgência de adotar comportamentos ambientalmente sustentáveis no nosso dia-a-dia, e contribuir deste modo, para reduzir significativamente a pegada ecológica individual e coletiva.

Prevê  a elaboração de um vídeo de sensibilização relativo à promoção do uso eficiente da água, e campanhas de sensibilização à utilização de água da torneira, pela sua disponibilização em eventos de grande afluência de pessoas.

O Projeto prevê ainda a realização de um “Workshop da Água” com o intuito de abordar os desafios futuros a alcançar no âmbito da sustentabilidade e da preservação dos recursos hídricos, como condição essencial para a qualidade de vida. Esta Ação permitirá dotar os cidadãos de competências ambientais, com o objetivo de estimular a proteção e a melhoria do ambiente em toda a sua dimensão humana.

Está prevista ainda a oferta de garrafas reutilizáveis, nas escolas, contribuindo para a sensibilização da sociedade e implementar mudanças comportamentais.

Memória descritiva: 

Informações adicionais:

Eixos temáticos: 
Descarbonizar a sociedade
Tornar a economia circular
Valorizar o território
Orçamento: 
30.304 €
Aviso: 
Aviso 2018 - Promover o uso eficiente da água
% financiamento: 
70%
Regiões: 
Norte