ENEA

ENEA 2020

Filme animado de apresentação da Estratégia Nacional de Educação Ambiental


Há poucos conceitos que tenham conseguido tão ampla aceitação e rápida difusão como o de Educação Ambiental!

Surgido nos anos 60 do século passado, o conceito, que junta Educação com Ambiente, ganhou estatuto de compromisso planetário por iniciativa das Nações Unidas, a partir de 1972.

O 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, comemora a Conferência de Estocolmo e o seu célebre desafio planetário por ‘Uma Única Terra’!

A Educação Ambiental assume-se, desde os seus primeiros passos, como aprendizagem multidisciplinar ao longo da vida e processo integrado em todas as formas de educação, incluindo os contextos laboral, económico e de consumo.

A Educação Ambiental articula-se com a democracia, os direitos humanos e a equidade e assume-se como processo inclusivo e participativo!

Portugal sempre esteve envolvido nos compromissos internacionais em matéria de Educação e Ambiente e mantém uma dinâmica intensificada pelo trabalho de escolas, organizações-não governamentais de ambiente, autarquias e empresas.

A nossa Constituição da República consagrou o direito fundamental ao Ambiente e Qualidade de Vida, assim como determinou a necessidade de promoção da Educação Ambiental e o respeito pelos valores do Ambiente.

 

O nosso país dispõe agora de uma Estratégia Nacional de Educação Ambiental que vai tornar possível conjugar experiências, agregar prioridades e partilhar recursos.

A Estratégia assume três eixos temáticos:

  1. Descarbonizar a sociedade;
  2. Tornar a economia circular;
  3. Valorizar o território.

Esta intervenção estratégica no domínio da Educação Ambiental visa uma cidadania plena e interveniente, capacitando crianças e jovens, mas também os agentes económicos e decisores, para os novos desafios ambientais – todos são agentes de Educação Ambiental!

A Estratégia Nacional de Educação Ambiental resultou de um processo ímpar de debate e participação pública e corresponde aos compromissos assumidos por Portugal no domínio da sustentabilidade, como o Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Para a sua implementação, a ENEA prevê 16 medidas enquadradas por três objetivos estratégicos,

  • Educação Ambiental + Transversal,
  • Educação Ambiental + Aberta
  • Educação Ambiental + Participada.

Estão disponíveis, até 2020, mais de 18 milhões de euros para  financiar iniciativas e projetos de educação ambiental!

A ENEA 2020 é um instrumento essencial na promoção da política de Ambiente e de Educação e demais políticas nacionais; constitui uma oportunidade de potenciar o reconhecido trabalho já desenvolvido agregando novos atores e fomentando sinergias.

Porque o futuro do Planeta já não está apenas nas mãos das futuras gerações. Hoje, todos os cidadãos são chamados a este desígnio universal!

Procura mais informações! Participa!