Rede de Docentes em Mobilidade nas ONGA

GEOTA - Grupo de Estudos De Ordenamento do território e Ambiente

O GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente é uma Organização Não-Governamental de Ambiente (ONGA) de âmbito nacional, com estatuto de Utilidade Pública. Constituiu-se legalmente em 1986, mas a sua existência enquanto grupo de reflexão e educação na área do ambiente remonta a 1981.

O GEOTA tem como missão a defesa do ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável, segundo as vertentes da educação, da informação, da formação profissional, da reflexão e intervenção política, da cooperação para o desenvolvimento e da realização de ações para a resolução de problemas ambientais específicos.

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DOCENTE EM MOBILIDADE: Carla Pacheco

 

O gosto pela ciência, ambiente, comunicação e ensino conduziu à Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia e posteriormente ao mestrado em Ciências da Terra e da Vida, com a elaboração de tese sobre a ecologia de um lacertídeo endémico da Ilha da Madeira.

Lecionou ao 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário, em várias escolas de Portugal Continental e Região Autónoma da Madeira.

Exerceu funções como comunicadora de ciência e dinamizadora de atividades científico-pedagógicas, em regime de mobilidade, para toda a comunidade escolar e público em geral, durante 5 anos, no Centro Ciência Viva de Estremoz.

Atualmente, encontra-se em mobilidade estatutária pela Agência Portuguesa de Ambiente, na Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, para o desenvolvimento de programas e projetos de educação ambiental para a sustentabilidade (EAS) e cidadania participativa direcionadas a toda a comunidade educativa e público em geral, que permitem a difusão de práticas inovadoras de educação e sensibilização ambiental para a sustentabilidade numa perspetiva interdisciplinar e em contato com a Natureza; promovem as Aprendizagens Essenciais dos vários ciclos que visam facilitar o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; privilegiam os Eixos Temáticos da Estratégia Nacional para a Educação Ambiental (ENEA 2020); contribuem para a prossecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e estão devidamente articuladas com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) e com o Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

 

Relatório de Atividades 2021-22

https://coastwatch.pt/

https://www.geota.pt/projetos/ceept

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