Rede de Docentes em Mobilidade nas ONGA

LPN - Liga para a proteção da Natureza

A LPN é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), de âmbito nacional, fundada em 1948, sendo a Associação de defesa do ambiente mais antiga da Península Ibérica.

A missão da LPN é a de contribuir para a Conservação da Natureza e para a defesa do Ambiente, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável, que assegure a qualidade de vida às gerações presentes e vindouras.

Neste sentido, a LPN, enquanto ONGA e representante da sociedade civil, pretende:

  • Contribuir para o desenvolvimento sustentável;
  • Trabalhar com os diferentes atores da sociedade como ONG nacionais e internacionais, agricultores, autarcas, investiga dores, técnicos, de âmbito regional, nacional e internacional;
  • Apoiar o desenvolvimento de estágios, teses de mestrado e de doutoramento através do estabelecimento de parcerias em prol do Ambiente e da Conservação da Natureza; participar em processos de discussão pública, de instrumentos de ordenamento do território, de estudos de impacte ambiental ou de propostas legislativas, bem como através da organização e participação em eventos sobre diferentes temáticas do domínio ambiental, tais como conferências, seminários, debates, workshops e reuniões de grupos de trabalho;
  • Exercer o direito de participação pública na tomada de decisão, acompanhando e influenciando, para o efeito, o desenvolvimento da política pública de ambiente, pretendendo ainda demonstrar a necessidade e a pertinência do associativismo como forma de preencher lacunas existentes na sociedade contemporânea.

 

Mais informações AQUI

 


Docente em Mobilidade: Jorge  Fernandes

 Jorge Manuel Almeida Barros Fernandes é licenciado em Ensino da Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Concluiu em 2008, o Mestrado pré- Bolonha em Ciências da Educação – especialidade de Educação para o Desenvolvimento pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa com a dissertação: Educação Ambiental - Representações dos jovens e professores face ao Ambiente. 

Concluiu o Curso de Agentes Dinamizadores de Tecnologias Ambientais em 1988 –com 600 horas de formação e elaboração de um projeto sobre elaboração de áreas prioritárias de investigação em Ambiente pelo GEOTA,

Professor do grupo 520 - Biologia-Geologia, desde 1984, do quadro da Escola Profissional de Ciências Geográficas, atualmente destacado ao abrigo das tutelas do ambiente e educação, na LPN - Liga para a Proteção da Natureza. Esteve anteriormente destacado e posteriormente requisitado na Câmara Municipal de Loures, no Centro de Recursos e Apoio Pedagógico entre 1998 a 2001 onde coordenou os projetos de Educação para a Cidadania do Concelho de Odivelas e Loures.Leciona várias ações de formação contínua de docentes na área de Educação Ambiental e Ciências do Ambiente desde 1998 em vários Centros de Formação Contínua de Associação de Escolas e Centros de Formação Profissional das regiões Norte do País e Lisboa Vale do Tejo exercendo a coordenação das ações de formação contínua de professores do Centro de Formação Ambiental da LPN. Orientador de saídas de campo em diversos projetos da LPN. Participação como orador, moderador e organizador em vários Cursos, seminários, workshops e dinamizador de palestras e saídas de campo sobre Educação Ambiental.

E-mail: jorge.fernandes@lpn.pt