LRS 360° - carreira Itinerante de Economia Circular de Loures


Organização responsável: 

O projeto LRS 360°, contempla a realização de ações de sensibilização e educação ambiental, para a Comunidade Escolar, dentro do eixo Tornar a Economia Circular.

A LRS 360° é uma carreira elétrica itinerante de economia circular de Loures, através da qual são realizadas ações de sensibilização nas escolas, com vista ao reforço da consciência ambiental de todos e à interiorização da importância do contributo individual de cada um para a necessária mudança de paradigma, no sentido da consolidação de hábitos de consumo responsável e de reutilização e reciclagem de materiais. Cada ação, contempla três momentos de sensibilização, que se designam por paragens.

As três paragens: a primeira corresponde à visualização de uma curta metragem, em realidade virtual, com óculos 3D, sobre o ciclo de vida das embalagens, desde a fase do seu consumo até à respetiva transformação num novo produto; a segunda paragem, tem uma máquina de deposição/valorização de embalagens de resíduos, o EcoPortal, que recebe embalagens depositadas pelos alunos, que imediatamente são recompensados com um vale que lhes irá permitir aceder a atividades ambientais; e última, contempla a decoração do mupi do abrigo da LRS 360°.

As telas, do avançado do veículo elétrico, servem de suporte para que os alunos possam recriar o seu mupi LRS 360°, que fica na instituição escolar e serve a campanha de sensibilização, na instituição, bem como na criação de vídeos, stories e anúncios para divulgação da atividade, nas redes sociais dos próprios alunos.

Memória descritiva: 

Informações adicionais:

Eixos temáticos: 
Tornar a economia circular
Orçamento: 
90.625 €
Aviso: 
Aviso 2019 - Educar para uma economia circular
% financiamento: 
70%
Regiões: 
Lisboa e Vale do Tejo