Novo Portal Participa - Participa 2.0
A revisão agora introduzida e que dá origem ao Participa 2.0 traduz-se essencialmente na simplificação de funcionalidades anteriores, mas também na criação de novas funcionalidades que foram revelando-se importantes para o processo participativo.
O novo Participa.pt apresenta uma inovação importante para a dinâmica nos processos de consulta pública. Trata-se da possibilidade de qualquer entidade poder aderir à plataforma e ganhar um espaço exclusivo de gestão das suas próprias consultas públicas, juntando-se, assim, às entidades tuteladas pelo MATE que formalmente são aderentes à plataforma para publicitar e gerir os seus processos de consulta pública.
Desta forma, através desta nova funcionalidade designada “Participa para todos”, o portal participa.pt disponibiliza a oportunidade para entidades como associações, juntas de freguesia, autarquias, ONG, entre outros, poderem conduzir processos de consulta por via eletrónica, tirando partido das mesmas funcionalidades que estão disponíveis para as entidades do MATE.
Ao fim de quatro anos online, a plataforma participa.pt estabeleceu-se como um instrumento de exercício de cidadania no contexto do Ministério do Ambiente e Transição Energética (MATE).
Com quase um milhão de acessos e cerca de 1000 consultas públicas, mais de oitocentas consultas públicas e mais de quatro mil participações, é possível encontrar toda a informação relevante sobre os processos sujeitos a consulta pública do MATE.
O Participa estabeleceu-se como um instrumento de exercício de cidadania no contexto do MATE estando esta revisão prevista na medida #16 - Promoção da Participação Pública da ENEA 2020.