O MINUTO VERDE VAI À ESCOLA

“O Minuto Verde Vai à Escola – Projeto Piloto” pretendeu envolver ativamente a comunidade escolar dos alunos do 8º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico de 6 escolas dos distritos de Lisboa (4) e Portalegre (2), na elaboração de conteúdos audiovisuais sobre as mais diversas temáticas ambientais, inspirados no formato da rubrica “Minuto Verde”, que a Quercus produz e apresenta há mais de 10 anos na RTP1.

Os alunos foram convidados a elaborar um guião, tendo como base um kit pedagógico fornecido pelo projeto, sobre um tema ambiental da atualidade, dando um conselho prático para reduzir a pegada ecológica no quotidiano. Os melhores guiões, elaborados no âmbito da disciplina de “Ciências Naturais”, foram selecionados para a posterior gravação dos conteúdos audiovisuais.

A mesma equipa da Quercus que produz o “Minuto Verde” para a RTP deslocou-se às escolas para gravar os conteúdos em suporte audiovisual digital. Os conteúdos registados foram editados numa estética e formato inspirada no “Minuto Verde” original e foram publicados no site do projeto e divulgados nas redes sociais.

Memória descritiva: 

Informações adicionais:

Eixos temáticos: 
Descarbonizar a sociedade
Tornar a economia circular
Valorizar o território
Orçamento: 
69.656 €
Aviso: 
Aviso 2017 - Apoiar uma nova cultura ambiental
% financiamento: 
95%
Regiões: 
Lisboa e Vale do Tejo
Alentejo