PASSAPORTE NATURA 2000 – PASSAPORTE DIGITAL PARA A REDE NATURA 2000 EM PORTUGAL

O projeto Passaporte Natura 2000 (PN2000) é uma forma tecnologicamente evoluída de captar a atenção sobre o capital humano e o capital natural da Rede Natura 2000 (RN2000) em Portugal, para um público-alvo de todas as faixas etárias, procurando que os seus utilizadores possam viajar, descobrir e atravessar as fronteiras da Rede Natura 2000.

O PN2000 é aplicação (App) para dispositivos móveis, que funciona como um Passaporte para a Rede Natura 2000, levando os utilizadores a descobrir o território através de uma experiência simultaneamente tecnológica e sensorial. Esta é uma forma direta e privilegiada de transmitir noções de sustentabilidade e de apelar à ação individual e colectiva no que respeita à conservação da biodiversidade em Portugal.

O Passaporte Natura 2000 tem páginas específicas dedicadas à colocação de carimbos que comprovam a presença em determinado local da RN2000 visitada.

Os carimbos são obtidos através da leitura de QR Codes distribuídos pelo território, em espaços naturais, em lugares importantes do ponto de vista do património ou directamente nas comunidades locais, incentivando, por exemplo, a contactar artesãos locais. 

Memória descritiva: 

Informações adicionais:

Eixos temáticos: 
Valorizar o território
Orçamento: 
74.482 €
Aviso: 
Aviso 2019 - Educar para o Território
% financiamento: 
95%
Regiões: 
Norte