Projeto Rios

O Projeto Rios é um projeto ibérico coordenado, a nível nacional, pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) e que incentiva a adoção de troços de 500 metros de rios ou ribeiras por grupos locais organizados. Recorrendo a uma metodologia de observação simples, mas rigorosa, de fácil aplicação e desenvolvimento, os grupos assumem a responsabilidade de vigilância e proteção do troço escolhido, contribuindo assim para a melhoria ambiental dos recursos hídricos, em geral, e para promoção de ações de melhoria do troço, em particular.

Constituída por um variado leque de ações de Educação Ambiental, o projeto contribui para reforçar o voluntariado ambiental e a participação social na proteção e conservação dos ecossistemas ribeirinhos com o intuito de promover a participação e responsabilização do público, em geral, e da comunidade educativa, em particular, no compromisso com a Educação Ambiental. Pretende-se, desta forma incentivar para uma cidadania ativa e ciência cidadã que conjugue a equidade entre gerações, a proteção da biodiversidade e a qualidade de vida dos cidadãos.

As atividades do projeto consistem em duas saídas de campo anuais de monitorização cidadã (uma no outono e uma na primavera) e, pelo menos, uma ação de melhoria por ano, sendo importante o acompanhamento de uma coordenação nacional para apoiar os grupos, recolher e divulgar os resultados.

As ações propostas neste Projeto integram uma abordagem inovadora e impacto reconhecido no domínio da Educação Ambiental privilegiando um trabalho temático e transversal capaz de garantir os compromissos nacionais e internacionais assumidos por Portugal no domínio da sustentabilidade, dos quais se destaca o Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, em conformidade com a Estratégia Nacional de Educação Ambiental.

As ações propostas neste projeto foram construídas com base nos programas e recursos identificados pela coordenação nacional e pelos diferentes núcleos da ASPEA, de forma a colmatarem as necessidades regionais de sensibilização e educação de um maior número de pessoas e apoiar de forma mais eficaz os grupos de adoção de troços de rio já existentes. Por conseguinte, cada núcleo da ASPEA propõe um conjunto de ações, dentro da temática do Projeto Rios, com o intuito de aumentar a construção de dinâmicas em Educação Ambiental em cada região.

Memória descritiva: 

Informações adicionais:

Eixos temáticos: 
Valorizar o território
Orçamento: 
54.750 €
Aviso: 
Aviso 2018 - Repensar rios e ribeiras
% financiamento: 
95%
Regiões: 
Norte
Centro
Lisboa e Vale do Tejo
Alentejo
Algarve