Terras do Barroso: Educar para a Sustentabilidade do Território de Montalegre


Organização responsável: 

Este projeto pretende o incremento de valor do Ecomuseu do Barroso, localizado em Montalegre.

Este espaço abrange a maioria dos propósitos convencionalmente atribuídos aos museus e quer assumir-se como elemento âncora da estratégia de desenvolvimento integrado e sustentável do território barrosão.

O Ecomuseu agrega ainda as funções de Porta do Parque Nacional Peneda Gerês, sendo uma das cinco Portas existentes.

Estas portas foram criadas com o objetivo de proporcionar a receção, a informação, a retenção e a condução orientada dos visitantes ao Parque.

Foram concebidas para serem os centros privilegiados na informação e enquadramento dos visitantes, na oferta de atividades e programas de visita específicos e também na educação e sensibilização ambiental do público em geral.
As ações a desenvolver, caraterizam-se por serem uma abordagem que promove a natureza, a valorização de uma área protegida, das paisagens e da biodiversidade, privilegiando as espécies autóctones, e dos serviços dos ecossistemas.
O projeto preconiza a aquisição de conteúdos didáticos e desmaterializados (formato digital), sobre a importância do ordenamento do território, conservação da natureza e da biodiversidade.

A realização deste projeto permitirá o reforço da informação já disponível no Museu, permitindo contribuir para a melhoria nos comportamentos relativos ao território e à conservação da natureza por parte dos visitantes do museu.

A Educação Ambiental constitui-se assim numa forma abrangente de educação dos cidadãos, através de um processo que procura incutir uma consciência crítica sobre a problemática ambiental.
Assim, esta operação baseia-se na execução ações essenciais, conforme se descrevem seguidamente.

Entre estas existe uma articulação e complementaridade, com vista a serem alcançados os objetivos do projeto e do aviso. As ações são:

  • Criação de Conteúdos Digitais para a Mesa da Biodiversidade;
  •  Elaboração de um Vídeo sobre o território;
  • Elaboração de um Quiz digital;
  •  Elaboração de um Photo paper;
  • Regulamentação e elaboração de um concurso de fotografia.
Memória descritiva: 

Informações adicionais:

Eixos temáticos: 
Valorizar o território
Orçamento: 
24.980 €
Aviso: 
Aviso 2019 - Educar para o Território
% financiamento: 
70%
Regiões: 
Norte