Educação Ambiental + Aberta na Região Centro
O projeto “Educação Ambiental + Aberta na Região Centro” consiste essencialmente em criar consciência e discussão, junto da população, alunos em fase escolar, empresários e instituições particulares de solidariedade social, nas temáticas de “Cidades e Comunidades Sustentáveis”, “Produção e Consumo Sustentáveis” e “Ação Climática”. Por outro lado, permitirá também, dotar a função pública das autarquias envolvidas no projeto, de formação na área de educação ambiental, por forma a darem continuidade às atividades após a conclusão do projeto.
O projeto aqui apresentado, esta dividido em 7 ações de atuação, tendo todos eles como objetivo principal promover a informação e o conhecimento, nas diversas áreas de energia e ambiente, através de técnicas de educação ambiental. Os públicos alvos, passam pelos funcionários das autarquias envolvidas no projeto, os munícipes, a comunidade estudantil, e os representantes do comércio local, indústria e instituições de solidariedade social.
O objetivo das 7 ações a desenvolver, é permitir que a informação seja clara e objetiva, permitindo assim atuar nas diversas faixas etárias e géneros de sexo, permitindo que essas mesmas ações reflitam posteriormente alterações comportamentais no que diz respeito à sustentabilidade dos territórios e na criação de comunidades sustentáveis e ecológicas. Acredita-se, que através das ações previstas de Educação Ambiental deste projeto, cuja participação de todos será fundamental, será mais fácil “espalhar” a mensagem e “criar” conhecimento junto das populações para que se tornem assuntos e preocupações diárias, no que diz respeito à proteção do ambiente e à eficiência energética. Segundo a estratégia nacional de educação ambiental, pressupõe-se que em complemento à atividade escolar, para além do exercício cientifico-pedagógico, será importante reforçar, ações junto da população ativa, visto que esta geração tem uma capacidade mais rápida de aprendizagem, e mais facilmente tem a capacidade de transmitir os conhecimentos adquiridos. Como tal, uma das ações terá como objetivo, a participação ativa dos jovens estudantes, permitindo que os seus trabalhos, como meio de comunicação à restante população, sejam um reflexo de boas ações e boas praticas nas diversas temáticas abordadas no projeto. Prevê-se também que através da Educação Ambiental, e das experiências que sejam realizadas em âmbito regional, se consiga posteriormente uma replicação nos territórios vizinhos, por forma a envolver uma maior comunidade social. Os municípios onde as ações serão realizadas (Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho e Góis), e ao fazerem parte fundamental do mesmo, assumem um compromisso politico permanente e corresponsável, dotando-se posteriormente dos recursos necessários para a implementação da EA nos seus territórios.
Com este projeto, e dadas as 7 ações previstas no mesmo, vamos de encontro ao eixo temático 1, cujo os objetivos passam pela sensibilização às alterações climáticas, promoção da eficiência energética e incentivo à mobilidade sustentável. Claro está, que de uma forma indireta iremos igualmente ao encontro do 3 eixo temático, uma vez que a população terá uma participação ativa e responsável em todas as ações.
Tendo em conta o Guia sobre o Desenvolvimento Sustentável, que elenca 17 pilares prioritários, verifica-se que as ações desenvolvidas no presente projeto, irão de uma forma indireta promover:
- objetivo 7: energias renováveis e acessíveis – garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos
- objetivo 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis – Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
- objetivo 12: Produção e Consumo Sustentáveis – Garantir padrões de consumo e de produção sustáveis
Posto isto, as ações deste projeto terão como objetivo principal contribuir para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável e para a construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos, conjugando a equidade entre gerações e a qualidade de vida dos cidadãos, nos territórios já mencionados.